Bem e se calhar algumas dessas cambotas projectadas ha 20 anos atrás se calhar foram mandadas fazer nalguma casa, e nessa mesma casa pode ter ficado algum "boneco" que hoje em dia é usado pa fabricar novas e iguais com muito poucas ou nenhumas alterações e são vendidas assim, como se fosse a modos q um exclusivo de alguem
nao quer diser que nao aconteça , mas axo pouco provavel , porque a "tal Fabrica" que fabrica as cambotas artesanais especiais pra toda a gente ( menos as verdadeiras artesanais claro ..) na época nao fabricavava nada disso ...
tambem nao tou a ver ninguem honesto aproveitarse de uma coisa que foram os outros que desenvolveram e divulgar como sendo de sua autoria :
as minhas de 1992 eram feitas na jasil e eram curso 42 para dt e 45 para nsr( depois a jasil usou esse mesmo desenho das de dt para as fabricar em serie ás carradas ..) , e posteriormente mandava-as fabricar em espanha e só ha cerca de 10 anos é que passei a mandar fabricalas no "tal senhor " e o tal senhor nunca fez cambotas honda .( que consertesa por descuido fabrica mais meia duzia delas e tambem por descuido as mostra e as vende a outras pessoas ...o "tal senhor 2 é muito descudadito ...portanto as minhas artesanais sao feitas por mim mesmo , á mao aqui em casa num torno e fresa , depois de muitos testes é que as suaviso e mando fabricar pequenas série "artesanalmente" ...
ha malta que conhece bem o outro tal senhor que fabrica cambotas artesanalmente ( era quem fasia as do fonseca durante muito tempo ..) , por exemplo o Alienboy e muitos outros comnhecem bem o senhor que me faz as cambotas 48 para nsr ....e esse ao contrario " do outro tal senhor" nao vende cambotas minhas a outros nem fabrica cambotas "artesanais" replicas umas das outras pra tres pessoas ao mesmo tempo ....
parece complicado mas é simples.....se alguem tem uma peça e lhe da um nome sonante ja parece que é outra coisa , por exemplo :
-escape feito manualmente por medidas com as cotas do motor ......ninguem compra....mas se for
-escape "artesanal"....mesmo que nao preste é "muito bom"
outro exemplo.
-cilindro preparado de forma a ter parametros que lhe permitam ter uma potecia adequada e um binario progressivo ....claro que ninguem ia querer...mas se for.
-"dar uns Tókes" no cilindro ...é logico que é fixe e a malta quer..
desculpem la o ofttopic..