Olá Visitante

Duvida..Bom rádio

  • 17 Respostas
  • 9634 Visualizações
*

Offline blackride

  • user selvagem
  • *******
  • 2382
Duvida..Bom rádio
« em: Abril 23, 2010, 09:11:52 pm »
basicamente queria um radio bomzinho que tenha ficha pra ligar ao ipod e bonitinho

estive a ver estes so que n sei preços

http://www.pioneer.pt/pt/products/22/1864/61/MVH-8200/index.html
http://www.pioneer.pt/pt/products/22/1864/61/DEX-P99RS/index.html
http://www.pioneer.pt/pt/products/22/1864/61/DEH-P8100BT/index.html

alguem que perceba disto me pudesse dar umas luzes e tal e indicar radios agradecia

*

Offline Dany

  • *******
  • 2277
  • Sexo: Masculino
  • Sr Dr Engenheiro
    • http://scooterstyle.forumeiros.com/index.htm
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #1 em: Abril 23, 2010, 10:40:47 pm »
O terçeiro e muito bom o meu primo tem um no carro dele e tem sido 5* ;)

*

Offline ReaLmaGiC

  • ******
  • 1634
  • Sexo: Masculino
  • Enrola o Punho,sente Liberdade de andar em 2rodas
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #2 em: Abril 24, 2010, 01:18:56 am »
o 2º e o 3º parecem ser fixolas, a nivel de qualidade de som é bom que tenha 55/50 x 4 ;)

*

Offline blackride

  • user selvagem
  • *******
  • 2382
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #3 em: Abril 25, 2010, 01:46:35 pm »
eu nao estou a pensar em investir em som (talvez daqui a uns tempos,  e nada demais) ..só queria bom radio, bonito e que desse pra ligar ao ipod... é claro que gosto de ter bom som, mas as colunas sao as que vieram d efabrica.

*

Offline germanii

  • *******
  • 3880
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #4 em: Abril 26, 2010, 11:46:01 pm »
Hoje em dia tens Radios a 80€ e fazem bem o trabalho deles podes crer  :yes:

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #5 em: Abril 27, 2010, 12:49:01 am »
Diogo isso das trocas de fio amarelo com vermelho vou tentar explicar um pouco melhor, caso não me leves a mal, porque penso que terás sido pouco claro, e a info que vou deixar servirá para qualquer auto-rádio.

Uma ficha ISO normal traz duas fichas distintas - alimentação e colunas. A mais importante será a de alimentação neste caso, que terá os seguintes fios cruciais: ground ou massa, battery+, ACC+, o dimmer (para este esclarecimento não falarei dele porque não tem relevância e nem todos os rádios trazem) e um azul que serve para ligar os amplificadores ou antenas eléctricas. O battery+ deve ser ligado a um fio de 12v constantes da bateria, independentemente da posição da chave de ignição, o que irá garantir as memórias. O ACC+ deverá ser ligado a um fio que apenas debite 12v quando se liga a chave de ignição na posição I (1 clique ou 2, dependendo do carro). E a massa liga-se a um fio de massa, claro. Aconselho o uso de um multímetro para confirmarem se utilizaram os fios correctos, para não ficarem sem memórias de cada vez que desligam a chave, ou até para verificar se as vossas fichas ISO do carro ou os fios estão em bom estado.

Outra observação importante é que os cabos do auto-rádio vêm com etiquetas individuais por fio, que vos ajudarão a identificar o dito ground (massa), battery+ e ACC+, ignorem as cores, tomem atenção às etiquetas, e às vossas boas medições com multímetro.

Os cabos que vêm com os auto-rádios, como o Diogo alertou e muito bem, em certas circunstâncias devem ser trocados (o battery+ e o ACC+ trazem terminais que permitem a troca entre si). Isto porque a ficha ISO de origem do carro é que dita quais são os fios, não podendo estes ser trocados, e já para isso é que os próprios cabos do rádio permitem a troca, para ser tudo plug and play e não haver necessidade de andar a cortar fios.

Caso alguém tenha alguma dúvida, eu estudo em Leiria, e poderei montar isso sem problemas, já circulam aí alguns carros com auto-rádios montados por mim, e haverá pessoas aqui no fórum que poderão comprovar a qualidade do meu trabalho. Levo barato para fazer isso também.

Abraços
« Última modificação: Abril 27, 2010, 12:51:51 am por RLopes »

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #6 em: Abril 27, 2010, 07:19:50 pm »
 ;)

*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #7 em: Abril 29, 2010, 12:24:45 am »
Diogo isso das trocas de fio amarelo com vermelho vou tentar explicar um pouco melhor, caso não me leves a mal, porque penso que terás sido pouco claro, e a info que vou deixar servirá para qualquer auto-rádio.

Uma ficha ISO normal traz duas fichas distintas - alimentação e colunas. A mais importante será a de alimentação neste caso, que terá os seguintes fios cruciais: ground ou massa, battery+, ACC+, o dimmer (para este esclarecimento não falarei dele porque não tem relevância e nem todos os rádios trazem) e um azul que serve para ligar os amplificadores ou antenas eléctricas. O battery+ deve ser ligado a um fio de 12v constantes da bateria, independentemente da posição da chave de ignição, o que irá garantir as memórias. O ACC+ deverá ser ligado a um fio que apenas debite 12v quando se liga a chave de ignição na posição I (1 clique ou 2, dependendo do carro). E a massa liga-se a um fio de massa, claro. Aconselho o uso de um multímetro para confirmarem se utilizaram os fios correctos, para não ficarem sem memórias de cada vez que desligam a chave, ou até para verificar se as vossas fichas ISO do carro ou os fios estão em bom estado.

Outra observação importante é que os cabos do auto-rádio vêm com etiquetas individuais por fio, que vos ajudarão a identificar o dito ground (massa), battery+ e ACC+, ignorem as cores, tomem atenção às etiquetas, e às vossas boas medições com multímetro.

Os cabos que vêm com os auto-rádios, como o Diogo alertou e muito bem, em certas circunstâncias devem ser trocados (o battery+ e o ACC+ trazem terminais que permitem a troca entre si). Isto porque a ficha ISO de origem do carro é que dita quais são os fios, não podendo estes ser trocados, e já para isso é que os próprios cabos do rádio permitem a troca, para ser tudo plug and play e não haver necessidade de andar a cortar fios.

Caso alguém tenha alguma dúvida, eu estudo em Leiria, e poderei montar isso sem problemas, já circulam aí alguns carros com auto-rádios montados por mim, e haverá pessoas aqui no fórum que poderão comprovar a qualidade do meu trabalho. Levo barato para fazer isso também.

Abraços

Ya comigo acontece-me igual, sempre que ouço musica da pen, e desligo o carro, começa tudo de novo  :-\

Mas se podesses postar ai uma foto, trabalhada em paint, era de valor  :yes:,

armava-me ja em electricista  ;)

*

Offline RLopes

  • Rui Lopes
  • *********
  • 7487
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #8 em: Abril 29, 2010, 12:57:33 am »
Antes disso preciso que vejas algumas coisas. Isso está claramente mal ligado. A ficha do rádio é a original do carro? É mesmo importante que me respondas a isto. Se não for só te poderei ajudar com os fios à minha frente... Caso não saibas, fotos ajudam. E não é o par de fichas ISO que quero ver, é a maneira como estão ligadas à cablagem do carro.

Só para veres, no meu CRX cortaram tudo, tive que os descobrir e testar um a um, com alguma ajuda do manual de reparações. Podes estar na mesma situação.

*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #9 em: Junho 07, 2010, 02:14:31 pm »
Antes disso preciso que vejas algumas coisas. Isso está claramente mal ligado. A ficha do rádio é a original do carro? É mesmo importante que me respondas a isto. Se não for só te poderei ajudar com os fios à minha frente... Caso não saibas, fotos ajudam. E não é o par de fichas ISO que quero ver, é a maneira como estão ligadas à cablagem do carro.

Só para veres, no meu CRX cortaram tudo, tive que os descobrir e testar um a um, com alguma ajuda do manual de reparações. Podes estar na mesma situação.



Sim a ficha é a original, não tem nada de emendas nus fios.... comprei o radio, encaixei a ficha ta feito... tudo a funcionar... menos gravar na musica em que estava a ouvir.
 ;)

Fico a espera da tua ajuda,  :)


o radio é este http://img156.imageshack.us/i/jvc.png/

*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #10 em: Junho 07, 2010, 05:31:57 pm »
Fotos do painel n interessam a nng,

Ja foi dito 4vezes neste tópico que deves trocar as fichas acc+ com as battery pois isso supostamente é um corta corrente que por exemplo pode ser um modzinho que dá muito jeito mais a frente se quiseres ligar um condensador directo por exemplo, nem sei se o teu rádio dá para isso se não.

Isto paralelamente às iso que também tem uma função memória e que pode falhar mas penso q n se passa. A questão é que tu tens essa memória activa, mas quando desligas o carro ele corta completamente a corrente do radio.

Tu podes desligar o tlm um dia inteiro q qd ligas ele mantém as horas, mas se lhe tiras a bateria fora 10minutos tens de configurar tudo de novo neh?

Em 90% dos casos as cores são amarelo e vermelho. Ligaste o vermelho no vermelho e amarelo no amarelo, o que deves experimentar é ao contrário, (vermelho c amarelo) x2

E mesmo que n sejam estas as cores... vem uma etiqueta em cada fio a dizer o que é.

Se não forem estas as cores, tira fotos à parte de tras do teu rádio em q apareçam as fichas todas e fios, no maior comprimento que conseguires para tentar ver donde vem o que.

Repito mais uma vez que p o "truque" n estamos a falar de fichas directas iso, até pode ter um terminal cm ficha mas são fios isolados

Não é armares-te em electricista isto é simples. E só precisas chegar o rádio fora tiras painel e usas as chaves para o chegares n precisas andar a descravar a caixa nem nada

PS: O que aqui se chama de truque é simplesmente ler o livro de instruções do radio, alpine pelo menos vem la discriminado claramente.





Obrigado, logo vou fazer isso. e dou novidades  :)

*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #11 em: Junho 11, 2010, 05:40:21 am »
e novidades? :emotion62:

*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #12 em: Junho 13, 2010, 12:45:57 am »
Fotos do painel n interessam a nng,

Ja foi dito 4vezes neste tópico que deves trocar as fichas acc+ com as battery pois isso supostamente é um corta corrente que por exemplo pode ser um modzinho que dá muito jeito mais a frente se quiseres ligar um condensador directo por exemplo, nem sei se o teu rádio dá para isso se não.

Isto paralelamente às iso que também tem uma função memória e que pode falhar mas penso q n se passa. A questão é que tu tens essa memória activa, mas quando desligas o carro ele corta completamente a corrente do radio.

Tu podes desligar o tlm um dia inteiro q qd ligas ele mantém as horas, mas se lhe tiras a bateria fora 10minutos tens de configurar tudo de novo neh?

Em 90% dos casos as cores são amarelo e vermelho. Ligaste o vermelho no vermelho e amarelo no amarelo, o que deves experimentar é ao contrário, (vermelho c amarelo) x2

E mesmo que n sejam estas as cores... vem uma etiqueta em cada fio a dizer o que é.

Se não forem estas as cores, tira fotos à parte de tras do teu rádio em q apareçam as fichas todas e fios, no maior comprimento que conseguires para tentar ver donde vem o que.

Repito mais uma vez que p o "truque" n estamos a falar de fichas directas iso, até pode ter um terminal cm ficha mas são fios isolados

Não é armares-te em electricista isto é simples. E só precisas chegar o rádio fora tiras painel e usas as chaves para o chegares n precisas andar a descravar a caixa nem nada

PS: O que aqui se chama de truque é simplesmente ler o livro de instruções do radio, alpine pelo menos vem la discriminado claramente.

Meti o amarelo no vermelho e o vermelho no amarelo e Voilaaaa Funcionou  :emotion62:

O radio ja liga e continua na musica da pen que estava a ouvir.... altamenteh hehhee

Muito obrigado pela ajuda  :)

Agora tenho outra dúvida, quando desligo o carro o radio desliga-se.... eu queria que continuasse a funcionar?....tipo quando tou com a namorada no carro e queremos ouvir musica, tem de estar a chaves ligadas como tivesse o carro aquecer... penso que não deve fazer muito bem   :embarrass:

*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #13 em: Junho 13, 2010, 01:01:50 am »
Foi só trocar estas fichas...
 :-[





*

Offline RicardoLuz

  • <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • *********
  • 40699
  • Sexo: Masculino
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #14 em: Junho 13, 2010, 06:48:46 am »
no meu basta ter na posição  I que continua a funcionar...

tas sem gaveta no tablier? ???

*

DiogoP

Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #15 em: Junho 13, 2010, 12:07:57 pm »
Então essa ja tens de ir ver ao manual do rádio/carro.


*

Offline kinex

  • ******
  • 1277
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #16 em: Junho 13, 2010, 11:12:03 pm »
Foi só trocar estas fichas...
 :-[





Não :-\

E está bem visivel na foto...

Só não tem o radio no sitio, mas isso é obvio  ;)

*

Offline chucker

  • *
  • 151
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida..Bom rádio
« Responder #17 em: Novembro 15, 2010, 07:26:40 pm »
Boas!

se quizeres mesmo um bom radio aconselho te o segundo..o p  é considerado o melhor radio de car audio, tem boas funcionalidades.

um tambem podes aranjar é o kenwood..bom bonito barato..tambem trabalha bem e é barato

http://www.pixmania.com/pt/pt/4894984/art/kenwood/auto-radio-cd-bluetooth-k.html

tambem podes dar uma vista olhos neste site

http://forum.caraudiopt.com/