Olá Visitante

Problema documentos ajp

  • 16 Respostas
  • 2741 Visualizações
*

Offline b_lig_

  • *****
  • 891
  • Sexo: Masculino
Problema documentos ajp
« em: Fevereiro 07, 2012, 12:15:32 pm »
No outro dia meti-me a pensar no meu problema dos meus documentos da minha mota e decidi expor a situaçao para me ajudarem nisto. Vou explicar a historia de incio.
 Comprei a mota em maio de 2009 e andava nela todos os santos dias, como sou de uma terreola e aqui nao se passa nada, costumava fazer Ponte de Vagos-Aveiro (20km) e Ponte de Vagos - Figueira (45km) muitas vezes. Numa dessas viagens ao passar uma lomba fiquei sem o bacalhau e a matricula, fdd com a situaçao improvisei uma matricula (papel autocolante) e colei aqui no deposito. Andava pela terreola e ia até a figueira e nunca se passou nada.
Numa das viagens para aveiro fui mandado parar em ilhavo(15km) e reclamaram da matricula, chimpei 120€ por andar sem matricula, mas como eles viram a outra ou por outro motivo mandaram-me ir seguir viagem. Paguei a dita cuja e passado um ano apanhei outra na praia do Areão(15km) as 14h,  porque a perdi a matricula na crossada para a praia e nem sabia, tanto qe podia fugir e ate mostrei os documentos sem medo (nao sabia que a matricula nao la estava). Um dos policias ainda me safou, porque o mais graduado la no meio deles todos (eram 7 na patrol xD) queria ir passear na minha cansada ate ao posto, mas la o :police: fixolas disse que podia apreender os documentos e deixar a mota paradinha em casa(disse um termo academico qualquer apreensao nao sei que). La foram mais 120€ mas desta vez fiquei sem os documentos, mas deram um prazo de 5 dias para apresentar a mota no posto da gnr de Vagos(9km) com a matricula para nao mandarem os documentos para o imtt e poder reave-los, e mandaram "rebocar"e levar a mota pra casa porque nao tinha matricula. Fdd com a situaçao fui para a praia e as 20h da noite mandei outra crossada pra casa. Mandei fazer uma matricula (de chapa atençao porque era mais rapido, e ela tinha de ir com o taipal atras) e mandei vir a traseira da ajp nova que andava com uma de yz e no quinto dia fui la com a mota assim:




Ora bem como podem ver o estado da mota era o degredo -.- , luzinha de casa de banho a frente, só luz de presença atras ,matricula de chapa, sem piscas,espelhos, conta kilometros, cagaçal que dava medo e no livrete dizia preta e como podem ver ela de preta tem tudo.
Fui pa Vagos(9km) a cavalo nela e cheguei la e chamei la o gnr-secretaria-porteiro pa ver o bixo. Ele chega la fora manda-me indireitar a matricula e mandou aguardar pra ir buscar os documentos. Não é que o cão de caça do gnr chega cá for passado 5 min e diz que os documentos ja tinham sido enviados e agora tinha que ir ao imtt. Pedi informaçoes mas o policia disse que nao sabia nada e pa ligar pra la. "-Ok tudo bem senhor guarda tenha uma boa tarde...Tick* VRUM papapapapapap VRUM VRUoooouuummmp papapapap" e lá aranquei eu pa casa a patrao mais uma vez e o policia a ver. Cheguei a casa liguei ao imtt e a resposta foi: agora para ter os documentos tem de fazer umA inspecçao b a mota...

Até hoje esta ela a espera da inspecçao.
Agora a minha situaçao é posso reclamar de alguma coisa, ainda ha algo a fazer? É qe a meu ver andei muita vez a patrao e eles a ver ...


*

Offline Nitro

  • ******
  • 1643
  • Sexo: Masculino
  • Supermoto > all
Re: Problema documentos ajp
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2012, 12:57:13 pm »
Se estás em espera de inspecçao e se nunca mais te dizem nada, convem ires pressionando a entidade responsavel para resolveres a situaçao... Nao podes andar por aí com os documentos apreendidos, especialmente "a patrao"...

Claro que podes reaver os documentos, a mota é tua, nao é dada como roubada e tao pouco foi mandada abater... Tens de ir chateando o IMTT para resolveres isso, se nao habilitas-te a um prejuizo maior.

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Problema documentos ajp
« Responder #2 em: Fevereiro 07, 2012, 01:30:28 pm »
Vou tentar saber o que hás-de fazer, depois já te digo alguma coisa ;)

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2012, 01:35:43 pm »
muito possivelmente, tens de ser tu a marcar a inspeccao B, nada como ires ao IMTT directamente e informares-te

*

Offline b_lig_

  • *****
  • 891
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2012, 01:55:17 pm »
Pois mas como viste nem na altura e muito menos agora ela va passar numa inspecçao "B" Freddy e Nitro. Rui agradecia o favor se me podesses dar umas luzinhas acerca disto. É que é estupido multarem-me a 15km de casa e mandarem-me seguir e da outra ela ter de ficar apreendida e inspecçao b ambas pelo mesmo motivo

*

Offline freddy

  • *********
  • 7687
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2012, 01:57:09 pm »
isso a que te referes ja vai do agente que te autua no momento, porque segundo as leis eles tem autoridade para o fazer, embora uns deixem passar.

o que te aconselharia era mesmo arranjar o que precisas, se a compraste nova ainda deves ter o material todo digo eu.

*

Offline ruimargalho

  • *****
  • 926
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2012, 06:59:00 pm »
a minha dt quando a comprei não tinha documentes, (o antigo dono tinha perdido o livrete e tinha uma folha da camara, porque a  mota tinha matricula camararia.) leguei para o imtt e a mota foi a um inspecção B demorou 8 dias

*

Offline b_lig_

  • *****
  • 891
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2012, 08:14:02 pm »
a minha dt quando a comprei não tinha documentes, (o antigo dono tinha perdido o livrete e tinha uma folha da camara, porque a  mota tinha matricula camararia.) leguei para o imtt e a mota foi a um inspecção B demorou 8 dias

e o que eles viram na inspecçao ? podes dar umas luzes acerca disso?

*

Offline Nitro

  • ******
  • 1643
  • Sexo: Masculino
  • Supermoto > all
Re: Problema documentos ajp
« Responder #8 em: Fevereiro 07, 2012, 08:43:33 pm »
Tem que ter as mesmas caracteristicas para que foi homologada para circular na via publica, ou seja, tem que ter todos os componentes obrigatorios por lei como os piscas, matricula, luzes, espelhos, nivel de ruido, numero de quadro, tamando das rodas e pneus, reflector atras, manometros, etc etc...

*

Offline Rui_Biker20

  • *********
  • 3727
  • Sexo: Masculino
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
Re: Problema documentos ajp
« Responder #9 em: Fevereiro 08, 2012, 02:15:08 pm »
Então cá vai:
 Tu da primeira vez, que foste mandado parar, não devias ter pago os 120 euros!! Sim, a multa da matrícula (quer seja em falta, suja, dobrada....) é os 120 euros, mas isto é se, no prazo de 8 dias não apresentares a matrícula em condições. Um exemplo: vais com a mota para o mato, sujas a matrícula toda, depois és mandado parar e eles dizem que tens de pagar 120 euros por causa da matricula suja...e tu, se limpares a matrícula na hora (e tens os tais 8 dias para apresentares a matrícula em condições), a multa passa logo para metade, ou sejá, só terias de pagar 60 euros de multa!
Agora pergunto-te: tu nessa altura pagaste logo a multa ou eles disseram-te alguma coisa acerca de teres 8 dias para apresentares a mota com a matrícula em condições??
Sim, porque qualquer agente da autoridade sabe que tem de passar um papel ao proprietário (e isto é obrigatório por lei) do veículo e dar-lhe os tais 8 dias para repôr a situação (é como a situação dos documentos em falta).

Na segunda situação, eles não te podiam ter ficado com os documentos!!
Agora imagina isto: num carro temos duas matrículas, e há uma delas que cai e não damos conta....somos mandados parar e o agente diz "falta-lhe a matrícula traseira da viatura"...e nós ficamos serpreendidos é claro, pois na verdade não sabíamos disso.....logo, se eles ficarem com os documentos, como é que podemos mandar fazer uma matrícula nova (isto, porque só fazem matrículas mostrando o livrete)? 
Na mota é a mesma coisa! Eles não te podiam dizer que a mota era roubada, porque tu tinhas os documentos!!
Pronto, ok, ficaram-te com os documentos, mas fizeram-te pagar logo na hora ou como é que foi?Porque é a mesma situação de à pouco, eles deviam ter-te dados 8 dias para apresentares a mota com matrícula e a multa passaria a metade.
Quando me informei, disseram-me que, quando ficam com os documentos ao fim dos 5 dias eles enviam-nos para o IMTT que é para lá chegarem dentro dos 8 dias....
Agora, como eles já enviaram os documentos para o IMTT e o IMTT te disse que tens de fazer a inspecção, vais ter mesmo de fazer essa inspecção.
Epá, para a inspecção tens de ter, basicamente a mota como veio de origem....

Agora isto serve para o resto da malta:
quando vos mandarem parar e vos disserem que têm falta disto ou daquilo ou que têm "isto" sujo, vocês não paguem logo a multa, porque têm 8 dias para apresentarem as coisas em condições, e isto obriga aos agentes a passarem um papel....
Ok, há outro se não, que é: "epá, mas se eu reclamar os 120 euros, porque sei que se arranjar a "peça" logo na hora ou ate mesmo dentro de 8 dias, a multa passa para metade, eles vão tentar descobrir outra coisa para me lixarem ainda mais, então deixa-me estar quietinho e pagar estes 120 antes que apareça aí uma conta ainda maior"......aí já cabe a vocês decidirem o que fazer!

*

Offline b_lig_

  • *****
  • 891
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #10 em: Fevereiro 08, 2012, 02:44:47 pm »
diga-mos que fui enrr*b*d* 2 vezes pelos senhores agente da autoridade, nao sabia dessa dos 8 dias nenhum deles me explicou isso. Quando ficaram com os documentos paguei depois.

*

Offline ruimargalho

  • *****
  • 926
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #11 em: Fevereiro 08, 2012, 03:54:16 pm »
a minha dt quando a comprei não tinha documentes, (o antigo dono tinha perdido o livrete e tinha uma folha da camara, porque a  mota tinha matricula camararia.) leguei para o imtt e a mota foi a um inspecção B demorou 8 dias

e o que eles viram na inspecçao ? podes dar umas luzes acerca disso?
viram os tamahos dos peneus, numero de quadro, nemero de motor, cor, luzes e aixo que foi so.

*

Offline Ricardo 32

  • ******
  • 1983
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #12 em: Abril 28, 2012, 08:22:45 pm »
Não podes pedir a segunda via dos documentos?

Ainda tens o material de origem guardado?

Cumprimentos

*

Offline ruben.boq

  • ******
  • 1220
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #13 em: Abril 28, 2012, 08:56:57 pm »
os senhores da autoridade só nos f*d*m lool

mete uma mica homologada, com medios e maxímos (penso que nao é obrigatorio minimos), Piscas, um espelho á esquerda pelo menos. Vê se tens as medidas dos pneus correctas. e o ruido, também podem implicar com o ruído s:

Eu cá nao tenho medidas das rodas no livrete, tenho mica homologada, vou meter um espelho á esquerda daquele de enduro retrateis, e a cor do livrete está em ordem. assim já passo mais "despercebido" por eles. e já não têm tanto po onde pegar.

cá na zona centro parei uma vez numas bombas de gasolina sem matricula, perguntaram-me por ela, tirei da mala, tinha a matricula queimada do escape e o caraças, e ficaram só a chatiar por ter aquelas luzes que se mete nas bainhas, só tinha uma, nem stop nem presença tinha, nada...

Boa sorte ai com isso meu ;)

*

Offline b_lig_

  • *****
  • 891
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #14 em: Abril 28, 2012, 09:08:32 pm »
Material original so o motor e já esta minado... Vou mete-la toda original de plasticos e assim como autocolantes originais e tudo a dizer ajp e vou ver se arranjo uns documentos de uma ajp qualquer para poder andar mais "avontade" . o motor vai ser o de dtr pode ser que passe a despercebido  :icon_beer:

*

Offline Ricardo 32

  • ******
  • 1983
  • Sexo: Masculino
Re: Problema documentos ajp
« Responder #15 em: Abril 28, 2012, 09:12:49 pm »
se quiseres vender isso já sabes maluco  :whistle:

*

Offline b0mb@s

  • *******
  • 3987
  • Sexo: Masculino
  • __b0mb@s__
Re: Problema documentos ajp
« Responder #16 em: Abril 28, 2012, 11:30:04 pm »

 Mas nao fazes a ipo á mota pk ? Isso para ser mais rápido vais ao centro de inspecçao e mandas eles pedirem os documentos ao imtt por causa de uma ipo b ! Entretanto vais ligando kd os documentos xegarem (Cerca de 3 semanas que custuma demorar) marcas a ipo b , se passar tens os documentos de volta !!

 Quanto ao material que tens , ou neste caso nao tens , espelhos piscas etc !! Arranjas facilmente , o motor metes o de origem que mesmo minado nao tem problema que aquilo nao mede potencias !!  Ou podes sempre dar uma nota por fora para te safares na ipo !!