Achei por forma o local indicado para postar esta noticia.
Noticia postada no correio da manhã de hoje. 30/10/2008
____________________________________________________
Segurança: Centros de Inspecção já estão a preparar adaptações necessárias
400 mil motos inspeccionadas
Cerca de 400 mil motociclos e ciclomotores terão de ser submetidos a uma inspecção obrigatória, semelhante à existente para os automóveis, a partir de Junho de 2009. De acordo com as previsões do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), Fernando Teixeira, a partir do segundo semestre do próximo ano entrará em vigor a legislação que obriga os veículos de duas rodas a uma inspecção obrigatória.
O Governo tem estado em negociações com a ANCIA para tornar obrigatória a inspecção às motos, à semelhança do que acontece em Itália e em Espanha. Fonte oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) garante que "ainda não há decisão" para a data de arranque das inspecções às motos, referindo apenas que o assunto se "encontra em ponderação". Mas Fernando Teixeira acredita que a legislação entrará em vigor no segundo semestre de 2009.
Para já, o IMTT não tem uma noção precisa do universo de ciclomotores que terá de ser submetido à inspecção obrigatória. Certo é que existe, neste momento, 150 mil motociclos e admite--se que o número de ciclomotores seja, no mínimo, na ordem dos 250 mil. Dado que a fase de transição do pedido de matrícula das autarquias para o IMTT ainda não terminou, é de prever que o parque automóvel de duas rodas ultrapasse de forma substancial os actuais 400 mil veículos.
Pelo que revela a ANCIA, as motos deverão ser chamadas para inspecção no mesmo modelo adoptado para os carros, ou seja, de acordo com o dia da matrícula. Para já, ainda não estão definidos os preços de cada inspecção periódica obrigatória e falta estruturar a implementação da nova legislação. "Estamos a discutir com a tutela (IMTT) a melhor opção: se começamos ou não numa primeira fase com os motociclos e avançamos depois para os ciclomotores", refere Fernando Teixeira.
Os centros de inspecção já se estão a preparar para introduzir as novas regras e garantem que vão ter capacidade para dar resposta ao aumento da procura. "Vamos fazer um investimento que, apesar de não ser avultado, é necessário", refere Fernando Teixeira, que sublinha, ainda, a necessidade de as motos serem inspeccionadas. "Ninguém sabe em Portugal em que condições circulam os veículos de duas rodas. O que é motivo de preocupação", alerta. Fernando Teixeira exemplifica ainda que, desde que foram implementadas as inspecções obrigatórias, a responsabilidade do estado do automóvel num acidente diminuiu bastante.
Para preparar o sector para as alterações, a ANCIA promove hoje um workshop com especialistas e organismos internacionais para debater os aspectos técnicos das inspecções a motos.
PORMENORES
ADAPTAÇÃO
Os centros de inspecção estão a adquirir material específico para inspeccionar os motociclos, num investimento que garantem ser feito em nome da segurança.
SEGURANÇA
A medida está prevista na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), que se encontra numa fase final de discussão e visa contribuir para melhorar as condições técnicas de motas e ciclomotores. :'(
retirado do team ss